Hidroginástica, uma atividade completa, satisfatória e relaxante

hidro2

A hidroginástica nada mais é do que a ginástica praticada na água, e pode trazer incontáveis benefícios à saúde de seus praticantes, especialmente na capacidade cardiorrespiratória. No município de Itapoá-SC, aulas de hidroginástica são oferecidas pela Fisiopilates, através do time de profissionais Custódio Soares, Thayna Martins e Flavia Gregorini, que explicam um pouco mais sobre esta atividade tão completa, satisfatória e relaxante.

hidro1
Juntos, Dona Lourdes e Seu Abel encontraram na hidroginástica
qualidade de vida e melhora na saúde.

Engana-se quem pensa que fazer hidroginástica é só para a terceira idade. De acordo com Thayna, a atividade pode ser uma ótima alternativa para queimar calorias, recuperação de lesões e pós-cirurgias, além de ser um exercício divertido. “Ela geralmente é praticada em grupo, com música agitada e um professor lidera a aula para não deixar ninguém parado e corrigir os exercícios”, conta.
A professora de hidroginástica Flavia explica que, por ser um exercício mais seguro em comparações às modalidades de alto impacto, já que a água atenua o impacto das reações, a hidro (como também é chamada) é muito praticada por pessoas com desvios posturais e dores articulares e na coluna. Ainda de acordo com a professora, a atividade também pode ser feita por adolescentes, adultos e idosos, pessoas com obesidade, indivíduos que possuem alguma patologia e também por grávidas, mas ela ressalta: “sempre sob orientação médica”. Mesmo não sabendo nadar é possível realizar uma boa atividade e obter resultados com os exercícios.
Mas, por que a atividade faz sucesso, sobretudo, entre o público da terceira idade? O professor de hidroginástica Custódio explica: “A hidroginástica na terceira idade é uma ótima opção, pois o corpo passa por inúmeras transformações, como declínio de massa muscular, óssea e queda na capacidade aeróbica. Ela é, sem dúvida, uma boa maneira de ficar longe do sedentarismo, garantir mais disposição, prevenir e retardar o processo de envelhecimento, além de proporcionar bem-estar, diversão e uma vida social mais ativa”.
Na Fisiopilates, grande parte do público da hidroginástica é da terceira idade – cada um com seu histórico de superação. Entre eles, está o casal Maria Proença Pereira, mais conhecida como Dona Lourdes, de 67 anos, e Abel Mendes Pereira, mais conhecido como Seu Abel, de 77 anos, que pratica hidroginástica juntos. Ela iniciou na atividade por indicação médica, já que tinha problemas na coluna e fortes dores no braço, já ele, foi inspirado conforme observava os avanços da esposa, desejando também cessar suas dores no corpo. “Para nós, a hidroginástica foi uma bênção, pois não conseguíamos dormir direto, de tanta dor, hoje, nos sentimos revigorados depois de cada aula”, contam. Outra aluna da hidro na Fisiopilates é Francisca Amorim, mais conhecida como Dona Chica, de 74 anos, que iniciou a atividade há pouco mais de um ano, também por conta de um problema na coluna. Hoje, ela afirma que apresenta melhores resultados em seus exames e sente-se mais disposta.
De acordo com a professora Flavia, normalmente, as aulas de hidroginástica começam com um aquecimento articular e alongamento. Em seguida, vem a parte aeróbica com exercícios de resistência. Já ao final da aula, os alunos retornam a um ritmo mais calmo, realizando exercícios de alongamento e relaxamento.
Além dos demais benefícios citados acima, o professor Custódio ressalta outros bons motivos para se praticar hidroginástica: “além de melhorar a capacidade cardiorrespiratória, ela ativa a circulação, melhora a flexibilidade e amplitude dos movimentos, ajuda na coordenação motora e na resistência muscular”. Mas, fique atento, pois, apesar de benefícios tão claros e animadores, pacientes com osteoporose, miocardite, embolia pulmonar, insuficiência cardíaca, hipertensão arterial grave, diabéticos não controlados e aneurisma precisam de liberação médica para, então, praticarem a atividade.

Aos interessados, a sede de natação e hidroginásticada Fisiopilates
fica localizada na Rua Ana M. Rodrigues de Freitas
(Avenida 790, rua dos Correios), 238, em Itapema do Norte.
Maiores informações:
47 3443.6797 | 47 99940.0614

Anúncios