A Revista Giropop iniciou uma série de entrevistas com pessoas apaixonadas por esporte, que desejam representar Itapoá e Guaratuba nas mais diversas modalidades esportivas.
A nova seção “Adote um Atleta” dará espaço e oportunidade para que atletas e times contem suas histórias de superações, treinos e competições. E, quem sabe assim, encontrem apoiadores, patrocinadores ou simplesmente contagiem outras pessoas com o amor pelo esporte.
Deseja participar? Envie um e-mail para giropop@gmail.com com um breve resumo sobre a sua história como atleta ou do seu time, com foto e telefone para contato.
Ana Beatriz
Mais do que um meio de transporte ecológico e divertido, a bicicleta é também uma das atividades que mais oferece qualidade de vida. Na cidade de Guaratuba, o ciclista Jocilei de Macedo começou a pedalar assiduamente há dois anos para curar problemas de saúde. Hoje, fundou a Associação Guaratubana de Ciclismo (AGC) e, depois de inúmeros trajetos, quilômetros, viagens e competições realizadas de bicicleta, ele afirma: “Pedalar faz bem para o corpo, para a mente e para a alma”.
Sua história com os pedais começou aos 15 anos de idade, porém, por conta da rotina de trabalho, filho e casamento, a bicicleta foi deixada de lado. Aos 36 anos, Jocilei recorda que começou a ganhar muito peso e que isso resultou em problemas de saúde. Para reverter a situação, não pensou duas vezes em voltar a pedalar: “Sempre fui determinado e com a bicicleta não foi diferente”.
Quando ele começou a pedalar frequentemente, não havia um grupo de ciclistas em Guaratuba. Foi aí que reuniu pessoas para pedalarem aos finais de semana e, mais tarde, durante a semana. “As pessoas foram se interessando e aderindo ao movimento, então, fundei a AssociaçãoGuaratubana de Ciclismo”, conta. Hoje, a AGS conta com mais de 100 pessoas envolvidas nos projetos de pedais.
Durante dois anos pedalando constantemente, Jocilei fala que evoluiu muito. Por incentivo de amigos, começou a participar de competições de ciclismo, sempre obtendo bons resultados. Começou pedalando 100 km, depois 200 km e, em seguida, 300 km. A partir de então, o ciclista manteve uma participação assídua nas competições mais importantes e nos trajetos mais longos. De bicicleta, ele também realizou diversas viagens, como até Navegantes – SC (310 km), Agudos do Sul – PR (350 km) e São Paulo – SP (414 km), esta última, chegando perto do recorde brasileiro de 480 km pedalados em um dia.

Para Jocilei, os momentos das longas pedaladas são sinônimos de muitas coisas boas. “É quando me encontro com Deus, me desligo de tudo e coloco minhas ideias em ordem”, fala. Além da melhora da saúde e do equilíbrio interior, o ciclista destaca que fez grandes amigos através da bicicleta, que ele e sua família adotaram hábitos alimentares mais saudáveis, e que também se sente satisfeito em contribuir para que o ambiente seja menos poluído. “É uma superação diária, pois sempre desejo que meu desempenho seja melhor que o dia anterior. É isso que me move a pedalar”, afirma.
De acordo com ele, existem alguns mitos acerca do ciclismo como, por exemplo, de que este é um esporte caro. Jocilei ressalta que comprar uma bicicleta é um investimento, uma vez que a pessoa, através da atividade física, deixa de comprar remédios para a dor, pressão, depressão, sono e afins. “Existem bicicletas para todos os gostos, preços, perfis e finalidades. Antes de investir em uma, é ideal que a pessoa tenha definido isso em mente e conte com a ajuda de um profissional ou de um ciclista”, diz. Assim como a roupa e o tênis utilizado nas competições de ciclismo, afirma que a bicicleta também deve “vestir” o atleta, de modo a deixa-lo seguro, confortável e lhe oferecer um bom desempenho.

Na cidade de Guaratuba, o ciclismo cresceu muito nos últimos anos. “Ainda enfrentamos alguns problemas, como motoristas que não respeitam os ciclistas e ciclistas que desconhecem as leis de trânsito, mas, aos poucos, isso vem melhorando”, conta. Para Jocilei, a difusão do esporte, de modo geral, depende muito dos praticantes. Por isso, ele aconselha aos que
pedalam: “Devemos sempre respeitar a sinalização de trânsito e os pedestres, sendo ciclistas bem educados, de modo que qualquer pessoa que nos olhe também deseje pedalar e ter sua vida mudada para melhor”.
Deseja patrocinar, apoiar ou criar uma parceria com o ciclista Jocilei de Macedo, de Guaratuba? Entre em contato com ele:
Telefone: (41) 9152-4625 E-mail: jocileimacedolelo@hotmail.com