Empreendedores

Esposa Ranzinza: Moda praia para todos

Fazer moda de uma maneira democrática e inclusiva é o lema de Rachel Santana, de Brasília – DF. Partindo de uma necessidade pessoal, ela desenvolveu uma marca de biquínis e maiôs para tamanhos alternativos. Assim como os corpos não são padronizados, Rachel acredita que as peças também não devem ser. Sua filosofia de trabalho foge dos padrões de beleza e trabalha inclusão, representatividade e empoderamento feminino.

Ana Beatriz

raquelsantan2

Rachel Santana, de Brasília é criadora
da marca Esposa Ranzinza.

O interesse de Rachel por moda surgiu logo na infância, através de sua mãe e uma tia que costuravam peças e tinham conhecimento sobre tecidos e aviamentos. Durante certo tempo, ela trabalhou em uma empresa de uniformes profissionais, o que marcou ainda mais seu interesse na área. Recentemente, passou a ter dificuldade de encontrar roupas para o seu corpo. “É muito difícil encontrar peças de tamanhos maiores, pois são poucos modelos e peças mais convencionais”, conta. Essa carência se dá, especialmente, em segmentos mais específicos, como a moda praia, o que fez com que Rachel passasse a produzir suas próprias roupas de banho.

raquelsantan4
Há pouco mais de um ano ela criou a “Esposa Ranzinza”, marca de biquínis e maiôs com recortes e estampas retrô, com influências dos anos 40 e 50, para diferentes tipos de corpos. “Meu objetivo foi revolucionar nos tamanhos das peças, considerando e respeitando as diferentes medidas e o fato de que os corpos femininos são bastante assimétricos”, fala Rachel. A ideia da marca deu tão certo que, em seguida, também foram desenvolvidos produtos no segmento infantil e masculino. Outro diferencial da marca são as chamadas linhas “Tal mãe, tal filha” e “Tal pai, tal filho”, onde são vendidos produtos em conjunto para a família.

raquelsantan5
Todas as malhas e estampas são escolhidas por Rachel, já as peças são de produção artesanal, confeccionadas manualmente por uma profissional. “Fiz alguns cursos do Sebrae voltados para esta área e realizei inúmeras pesquisas na internet, mas o que mais contribuiu para o amadurecimento do meu trabalho foi o contato direto com clientes e outros comerciantes, especialmente nas feiras realizadas em Brasília, que são um excelente meio de divulgação”, fala. Atualmente, os produtos da marca Esposa Ranzinza podem ser encontrados na loja virtual, redes sociais, feiras e lojas colaborativas.

raquelsantan3
Para Rachel, trabalhar com moda inclusiva é um gesto de amor ao próximo. “Seja a mulher magra, gorda, com busto pequeno e quadril largo ou ao contrário, todas podem e devem ir à praia, passear e se sentir bem”, fala. Cada venda é, para ela, sinônimo de superação. A empreendedora recorda que a história de uma menina de oito anos que não encontrava biquíni no seu tamanho e de uma mulher que não achava um modelo que lhe agradasse há dez anos lhe emocionou muito. “É muito prazeroso poder agradar e representar alguém através de uma peça de roupa”, diz.

9-1024x682
Atualmente, o principal público da marca são mães de crianças ou que tiveram filhos recentemente. No entanto, todas são contempladas: jovens, magras, gordas, etc. Esta moda democrática pode ser percebida através das fotos do catálogo da Esposa Ranzinza: “As mulheres não são modelos profissionais e as fotos não foram tratadas no Photoshop ou em algum programa de edição. São minhas amigas, fotografadas para enaltecer a beleza da mulher de verdade”. Para a próxima coleção, ela conta que deseja fotografar modelos gestantes, idosas e que tenham necessidades especiais, para que todas se sintam representadas.

raquelsantan2
Apesar de ser uma fonte de renda, o trabalho de Rachel vai muito além do lucro, é uma dose diária de autoestima. “É mais do que crescimento profissional na área do vestuário, como também crescimento pessoal. A cada compra, troco doses de autoestima com minhas clientes”, conta. Para o futuro, ela deseja realizar feiras da marca no estado de São Paulo, onde se concentra seu maior número de clientes, e também vender peças durante um tour no sul do Brasil. Por onde passar, deseja que seus biquínis, maiôs e sungas deixem uma mensagem: “Seja feliz com o corpo que você tem”.

Quer conhecer mais?
Site http://www.esposaranzinza.com.br
Instagram @esposaranzinza
Face /esposaranzinza.