Adote um Atleta

Ketllin Zeni: Corridas, Itapoá e o desejo de uma atleta amadora

Saúde, qualidade de vida, lazer e novas amizades: são inúmeros os benefícios da corrida para seus praticantes, especialmente no município de Itapoá-SC, aonde o esporte vem se difundido a cada dia. Depois das primeiras passadas na corrida, alguns chegam a adentrar o universo de competições, como aconteceu com a atleta amadora Ketllin Zeni, de Itapoá. Grande apreciadora de atividades físicas, Ketllin corre por amor e, assim como outros esportistas, leva o nome de Itapoá em cada uma de suas provas.

Ana Beatriz Machado

30042017-1

De Itapoá, Ketllin Zeni é atleta amadora de corrida.

Natural de Curitiba-PR, desde criança Ketllin se interessa por esportes. “Sempre fui ativa e apaixonada por novos desafios”, fala a atleta, que já se aventurou em diversas modalidades esportivas, como bicicleta e jiu-jitsu. Assim que conheceu seu marido, que corria regularmente, foi apresentada ao universo da corrida. “Quando comecei, não tinha a pretensão de participar de competições, mas a corrida nos estimula a evoluir cada vez mais e, neste contexto, competir foi algo natural”, conta.

Natural de Curitiba-PR, desde criança Ketllin se interessa por esportes. “Sempre fui ativa e apaixonada por novos desafios”, fala a atleta, que já se aventurou em diversas modalidades esportivas, como bicicleta e jiu-jitsu. Assim que conheceu seu marido, que corria regularmente, foi apresentada ao universo da corrida. “Quando comecei, não tinha a pretensão de participar de competições, mas a corrida nos estimula a evoluir cada vez mais e, neste contexto, competir foi algo natural”, conta. Sua primeira corrida oficial aconteceu em abril de 2015, no aniversário de Itapoá.

30042017-2

Para ela, saúde é o bem mais
precioso de qualquer ser humano.

Por ser sua primeira vez, Ketllin concluiu o percurso e deixou o evento sem ver o resultado. Depois, por intermédio de amigos, foi surpreendida com a notícia de que havia ficado em 3º lugar na categoria feminina, de 30 a 39 anos. A partir de então, ela, que também faz musculação há quinze anos, tomou gosto por competir, reforçou seus treinos, e a corrida foi se tornando cada vez mais presente em sua vida.Em Itapoá, Ketllin possui uma empresa de aluguel de brinquedos para festas e é atual presidente da Associação dos Corredores de Itapoá (ACORI), sendo também um dos membros fundadores da associação. Além do trabalho, é mãe de quatro filhos e, hoje, aos 41 anos, compete como atleta amadora. “Costumo programar minha rotina a partir dos treinos, pois acredito que, primeiramente, devo me sentir bem e disposta, para, depois, encarar os demais afazeres”, fala.

30042017-4

Para Ketllin, cada uma das medalhas ou dos troféus representa história, amigos, lugares, limites e superações

Na casa de Ketllin, todos praticam atividades físicas e têm alimentação regrada. Como mãe, ensina a seus filhos que a saúde é o bem mais precioso da vida de qualquer ser humano. Enquanto corredora, Ketllin participa de provas e carrega, com orgulho, o nome de Itapoá.

30042017-5

O evento que mais lhe marcou foi a Corrida de São Silvestre, no fim de 2016, em São Paulo-SP.

Entre seus resultados mais significativos estão: 1º lugar por categoria na Corrida Rústica de 7 de Setembro, em Itapoá; 3º lugar por categoria em Jaraguá do Sul-SC; 1º lugar por categoria em Doutor Pedrinho-SC; 2º lugar por categoria na Corrida de Montanha de Campo Alegre-SC; 2º lugar geral na Corrida Let’s Run, em Joinville, e 3º lugar geral na Corrida da Marinha de São Francisco do Sul-SC. Porém, o evento que mais lhe marcou foi a Corrida de São Silvestre, no fim de 2016, realizada anualmente, em São Paulo-SP. “Desde criança, assistia a São Silvestre pela televisão”, conta Ketllin, “quando concluí o percurso me emocionei muito, pois foi um sonho realizado”.Em dois anos de competições, a atleta participou de cerca de trinta provas, sendo três delas competições de meias maratonas (percursos de 21 km).

Para Ketllin, cada uma das medalhas ou dos troféus carrega mais que uma colocação. “Cada medalha ou troféu representa uma história, amigos que fiz, lugares que conheci, limites e superações”, fala. Para focar nas competições, a rotina da atleta é bastante intensa, com musculação três vezes por semana, e corrida de cinco a seis vezes por semana. Atualmente, Ketllin recebe patrocínio da academia DPJ e apoio do fisioterapeuta Flavio Martelozo, especializado em medicina esportiva. No entanto, busca novas parcerias, apoios e patrocínios que possam agregar no seu rendimento ou colaborar com as competições, que envolvem inscrições, equipamentos, hospedagem, transporte, alimentação, entre outros.

Para dividir com outras pessoas os benefícios do esporte que tem transformado sua vida, há um ano Ketllin criou o grupo “Club da Corrida”, no Facebook e WhatsApp. Nestes espaços, compartilha informações, reportagens, eventos e incentiva novos adeptos à corrida. “Além de saúde e qualidade de vida, o Club da Corrida, assim como a ACORI, tem o objetivo de unir as pessoas e formar novas amizades”, ressalta. E a iniciativa tem dado resultado: influenciadas pelas postagens de Ketllin, várias pessoas, de Itapoá e outras cidades, deram suas primeiras passadas na corrida.

Há alguns dias, o Club da Corrida saiu das redes sociais e foi para as ruas, pois a atleta organizou uma caminhada com uma turma de vinte pessoas, oferecendo companhia e incentivo àqueles que desejam começar a correr. “Como moradora de Itapoá, atleta amadora de corrida, criadora do grupo Club da Corrida e presidente da Associação dos Corredores de Itapoá, desejo fazer mais em prol do esporte em nosso município, incentivando e ajudando a todos que querem ter qualidade de vida através do esporte e da corrida”, fala a corredora, que, recentemente, participou da Corrida de Aniversário de Itapoá e da Meia Maratona de Balneário Camboriú, e vem treinando para participar da sua primeira maratona (percurso de 42 km). Evoluir e alcançar resultados ainda melhores são os desejos da atleta Ketllin, de Itapoá, que tem a corrida como motivação e estilo de vida.

Deseja apoiar ou patrocinar a corredora amadora Ketllin Zeni? Entre em contato com ela através do e-mail ketllin_zeni@hotmail.com ou do número (47) 9 9724-5398. Se você deseja iniciar na corrida, vale procurar pelo grupo “Club da Corrida”, no Facebook.

Categorias:Adote um Atleta

Marcado como:,