Empreendedores

Ghanem Laboratório: referência em saúde e empreendedorismo

Com ênfase em uma gestão empreendedora e democrática, com o conceito de ser uma “empresa-escola” e tendo como princípio a paixão pela saúde, surgiu o Ghanem Laboratório e Saúde, o maior laboratório de análises clínicas de Joinville-SC e o segundo maior de Santa Catarina. Para saber sobre a história, as ideias e os diferenciais do grupo Ghanem, referência em toda a região, conversamos com Omar Amin Ghanem Filho, um dos criadores da empresa.

Ana Beatriz Machado

 

Ghanem2

O Ghanem Laboratório e Saúde, em Joinville-SC,
é referência para toda a região.

A história do Ghanem possui em seu DNA o amor pelas análises clínicas. De origem familiar, o laboratório iniciou suas atividades há 44 anos, pelas mãos do bioquímico Omar Amin Ghanem, que fundou o KG Laboratório de Análises Clínicas. Ainda crianças, Monique Amin Ghanem e Omar Amin Ghanem Filho, filhos de Omar e Cleide Ghanem, no retorno da escola, encontravam os pais no laboratório. “Na maioria das vezes, nossos pais tinham que terminar seus afazeres, o que nos deixava livres para explorar a dinâmica do laboratório. Assim, surgiu nossa paixão pelo ‘universo’ laboratorial”, explica Omar Amin Ghanem Filho.
Através do exemplo dos pais, Omar se tornou bioquímico e administrador, especializado em Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva, e Mestre em Administração Estratégica das Organizações; já Monique, se tornou bioquímica, especializada em Gestão e Planejamento Ambiental, e Mestre em Saúde e Meio Ambiente. “Eu e minha irmã compartilhávamos do mesmo sonho: aproveitar a competência da família na realização das análises clínicas e criar um novo laboratório de excelência, que fosse inovador e atendesse a todos os planos de saúde, inclusive ao Sistema Único de Saúde (SUS), na região norte de Santa Catarina”, explica Omar. Foi assim que, juntos, os irmãos fundaram o Ghanem Laboratório e Saúde, ao final de 2005, em Joinville.

Ghanem1

O Ghanem Laboratório e Saúde, em Joinville-SC,
é referência para toda a região.

Desde o início, o foco do Ghanem foi o atendimento voltado para garantir maior acessibilidade à população, com a mesma qualidade e excelência dos serviços KG. De acordo com Omar, a qualificação profissional foi o maior desafio do laboratório, pois não existem cursos específicos para atendentes e coletadores nas análises clínicas no país. Por isso, os irmãos Omar e Monique, sócios no laboratório, criaram o conceito de o mesmo ser uma “empresa-escola”, que educa os profissionais para todas as esferas de atendimento, e criaram, há dois anos, a “Escola de Líderes e Sucessores Ghanem” – um curso interno de Especialização em Gestão para estes profissionais.
Conhecido por ser uma empresa de sucesso e o melhor laboratório da região, o Ghanem tem como diferencial o investimento no treinamento e capacitação de seus profissionais e a relação com seus clientes. “O envolvimento com nossos clientes é muito próximo. Nós atendemos cerca de 30 mil clientes por mês. Escutamos cada sugestão e entendemos quais são suas necessidades”, explica Omar. O laboratório também possui um grupo de analistas clínicos que realizam pesquisas e desenvolvem novos produtos, processos e serviços. Para implementar a inovação, Omar conta que algumas das práticas de gestão do Ghanem são: o Laboratório de Ideias, Planejamento Estratégico, Cultura Intraempreendedora, recebimento de visitas, cursos e participações em diversos eventos nacionais e internacionais, entre outros.

Ghanem4

O Grupo Ghanem acredita que a saúde é o
maior bem que você pode ter.

Para certificar a excelência dos serviços disponibilizados e conferir segurança aos pacientes e profissionais, o laboratório possui a qualidade de seus processos e análises laboratoriais acreditados pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial por intermédio do PALC (Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos). Além disso, foi certificado pela Norma ABNT NBr ISO 9001/2 até 2010, proferido pelo Bureau Veritas Quality International (BVQI), e participa de avaliações externas de qualidade: Programa Nacional de Controle de Qualidade da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (PNCQ), Controllab da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, e do Programa de Excelência em Microbiologia da Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM).
Ademais, Omar também destaca que o diferencial se dá na excelência de atendimento ao paciente e na segmentação de serviços.

Ghanem5

Atualmente, o Ghanem possui, ao todo, 46 unidades de atendimento, em Joinville, São Francisco do Sul, Garuva e Itapoá.

“Diferente de nossos concorrentes diretos, temos implementado em nossa estratégia de expansão a disponibilização de serviços contemplando uma segmentação por clientes, visando melhorar o atendimento a necessidades específicas desses segmentos”, explica.
Entre estas ações está a disponibilização de um serviço exclusivo para o público infantil (o chamado Ghanemzinho), outro para o público não atendido pelo sistema privado de saúde (Laboratório Popular), outro exclusivo para mulheres e gestantes (Ghanem Mulher) e um dentro do principal shopping de Joinville (Ghanem Shopping Mueller).
Atualmente, o Ghanem Laboratório possui, ao todo, 46 unidades de atendimento. Além de Joinville, existem unidades nas cidades catarinenses de São Francisco do Sul, Garuva e Itapoá. Sobre Itapoá, especificamente, Omar conta: “A ideia de implementar uma unidade especial de atendimento em Itapoá aconteceu em 2014, quando vimos que recebíamos, em nossas unidades de Joinville e Garuva, ao menos cinco pacientes itapoaenses por dia”.

Ghanem3

Uma das ações criadas pelo grupo foi a criação de um
serviço exclusivo para o público infantil, o Ghanemzinho.

Nestes dezesseis anos de atuação do Ghanem Laboratório, muitas mudanças foram notadas na área da saúde. “A prevenção na saúde começou a fazer parte do cotidiano das pessoas, surgiram novas tecnologias de serviços e produtos e, como consequência do aumento da desigualdade social no Brasil, também houve o impacto no aumento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica Omar. Ele ainda cita outras evoluções da área, como processos de certificação mais acurados, aumento das especializações profissionais, aumento no número de unidades de saúde e de centros de medicina diagnóstica, etc.

Ghanem6

O Ghanem Mulher, desenvolvido exclusivamente para mulheres e gestantes.

Sobre ser um empreendedor de sucesso, Omar destaca que o grande segredo é “amar o que realiza e realizar o que ama”. Gostar de pessoas, correr riscos – porém os calcular previamente, empreender, realizar benchmarking (ferramenta de gestão que avalia a empresa em relação à concorrência), networking (uma forma moderna de fazer negócios, criando sua própria rede de contatos profissionais e pessoais), estudar constantemente e trabalhar muito também são dicas para futuros empreendedores.
Apesar de a atuação do laboratório ser muito positiva, Omar revela que ainda há muito a ser feito. “Nosso time de líderes e nossos profissionais, juntamente do Conselho do Laboratório, estão anualmente caminhando com a implementação das ações estratégicas que o próprio grupo sugere e revisa”, explica. Entre os projetos futuros, ele destaca a reforma da Unidade Max Colin, além da instalação de uma filial na cidade de Itajaí-SC. Em poucas palavras, Omar define o Ghanem Laboratório e Saúde como uma organização apaixonada pela saúde de seus clientes. “Entendemos que a saúde é um dos maiores bens dos seres humanos”, diz. Ele e todo o grupo Ghanem estão disponíveis no que for preciso para a medicina laboratorial da região.

Ghanem7

Além de referência na área de análises laboratoriais, o Ghanem Laboratório e Saúde faz história como um negócio de família e empreendimento de sucesso.

Categorias:Empreendedores

Marcado como:,