Botox e preenchimentos com ácido hialurônico na odontologia

Com a aprovação da resolução nº 176, de 6 de setembro de 2016, o Conselho Federal de Odontologia autorizou a utilização da toxina botulínica e de preenchedores faciais pelo cirurgião-dentista, para fins funcionais e/ou estéticos – um grande marco para a odontologia brasileira, uma vez que ampliou a área de atuação dos cirurgiões-dentistas com capacitação nessa área.

Para esclarecer um pouco sobre este assunto, tiramos as principais dúvidas sobre procedimentos estéticos faciais em uma entrevista com Dr. Eduardo Elias Khoury, proprietário e diretor clínico da Dentalclin Clínica Odontológica – unidades em Itapoá-SC e Guaratuba-PR.

Ana Beatriz Machado Pereira da Costa

10 1
Dr. Eduardo Elias Khoury, proprietário e diretor clínico da Dentalclin Clínica Odontológica, recentemente realizou um curso de Harmonização Facial na
Universidade de Harvard, nos EUA.

Revista Giropop: Qual a vantagem de realizar procedimentos estéticos faciais com profissionais de odontologia?
Eduardo Khoury: É a possibilidade exclusiva que estes possuem de utilizar anestésicos intra-orais para os procedimentos, minimizando ou, até, eliminando qualquer desconforto durante os procedimentos, além do grande conhecimento em relação à cabeça e pescoço, inerentes à nossa profissão.

O que é a Toxina Botulínica?
Dr. Eduardo Khoury: Popularmente conhecida como Botox, a Toxina Botulínica é um tratamento estético minimamente invasivo, indicado para o rejuvenescimento facial através do bloqueio da contração dos músculos da face, que formam as rugas. Ela previne que as rugas de expressão, que se formam durante o movimento do rosto, se tornem marcas profundas. Também suaviza as rugas dando uma aparência jovial e “descansada”.

Quem, normalmente, opta por aplicar o Botox?
Dr. Eduardo Khoury: Em nossa clínica, a procura maior é por pacientes com mais de trinta anos de idade, que buscam minimizar os efeitos do tempo. Também temos tido grande procura de pacientes que mostram demasiadamente a gengiva (sorriso gengival), uma vez que, com a aplicação da toxina, há uma menor exposição da gengiva. Os resultados são fantásticos e contribuem diretamente para a autoestima de nossos pacientes.

10 3

Há validade para esta aplicação?
Dr. Eduardo Khoury: A Toxina Botulínica tem duração média de seis meses e, após este prazo, ela deve ser reaplicada para manutenção do resultado obtido. Porém, depende da intensidade da força muscular de cada paciente.

Além do Botox, os profissionais da Dentalclin Clínicia Odontológica realizam algum outro procedimento estético facial?
Dr. Eduardo Khoury: Sim, o preenchimento com Ácido Hialurônico, uma substância com consistência de gel utilizada para dar volume. Por exemplo, para corrigir a profundidade das olheiras, aumentar do volume dos lábios, preencher o sulco (conhecido como “bigode chinês”), aumentar as maçãs do rosto, o queixo ou, até mesmo, o contorno da mandíbula.

Os tratamentos com Ácido Hialurônico oferecem riscos de rejeição aos pacientes?
Dr. Eduardo Khoury: Não, visto que esta substância já existe na composição da nossa pele. O Ácido Hialurônico retém água, agindo na hidratação e elasticidade, e ajudando a combater o envelhecimento e a flacidez. Portanto, além da correção, ele também é utilizado como tratamento para melhorar a qualidade da pele, estimulando, assim, a produção de colágeno.

10 4

Quais as diferenças entre o Botox e o Ácido Hialurônico?
Dr. Eduardo Khoury: Essa dúvida é bastante comum, até porque ambos os produtos atuam no rejuvenescimento e correção de linhas de expressão. A diferença é que o preenchimento facial com Ácido Hialurônico tem volume e ocupa um espaço no qual há uma depressão, enquanto o Botox é uma medicação que paralisa uma determinada musculatura, mas que não tem nenhum volume e não preenche nenhum espaço. Em resumo, o preenchimento facial age na consequência da contração muscular, que é a ruga em si (depressão da pele), e o Botox age na causa, impedindo a própria contração muscular. Na realidade, um complementa o outro, quando há necessidade.

Há alguma contraindicação para tais aplicações?
Dr. Eduardo Khoury: As aplicações são contraindicadas durante a gravidez, amamentação ou em pessoas com doenças autoimunes (em que anticorpos atacam células sadias do corpo), doenças neurológicas e que afetam os músculos, pessoas alérgicas à proteína do ovo ou que estejam fazendo uso de medicamentos com amino glicosídeo.

10 2

Quais os cuidados que devem ser tomados após estas aplicações?
Dr. Eduardo Khoury: Os cuidados são muitos, como, por exemplo, evitar se deitar por quatro horas, para permitir a adequada distribuição do produto na pele; evitar o uso de cosméticos e produtos para a pele por 24 horas; utilizar maquiagem leve somente após seis horas; e, esperar, pelo menos, dois dias para realizar atividades físicas normalmente, pois movimentos bruscos podem provocar a migração da toxina para músculos onde o relaxamento não é desejado, podendo desencadear uma reação adversa, como, por exemplo, ptose palpebral (queda de sobrancelha).

O que você diria às pessoas que desejam realizar algum procedimento com finalidade estética, mas têm receios?
Dr. Eduardo Khoury: Os medos e receios com os tratamentos podem e devem ser questionados durante a consulta inicial de avaliação. É de suma importância que o paciente entenda os efeitos de cada tratamento, bem como, tire todas as suas dúvidas neste momento. Desde que aplicados corretamente, por um profissional qualificado e capacitado, que saiba a medida correta de cada substância, o resultado é rejuvenescedor e mantém a expressão espontânea. Nos casos tratados em nossa clínica buscamos realizá-los sempre com muita cautela, para que o resultado apareça de forma muito natural. É essa a ideia.

Recentemente, você realizou um curso de Harmonização Facial na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América. Como foi esta experiência?
Dr. Eduardo Khoury: Participar deste curso foi uma grande realização pessoal, pois, além dos vastos conhecimentos adquiridos, pude conhecer a rotina e a metodologia de ensino aplicado em uma das melhores universidades do mundo. Os estudos científicos apresentados neste curso realmente me deixaram muito entusiasmado com os resultados que podemos obter em nossos pacientes. Após a conclusão do mesmo, criamos um grupo com profissionais do mundo todo que realizaram este curso, onde diariamente trocamos dicas, ideias, técnicas e dúvidas, assim, constantemente estou adquirindo novos conhecimentos que agregam em minha vida profissional.

Além da harmonização facial, a Dentalclin Clínica Odontológica oferece serviços em todas as áreas da odontologia: clínica geral, estética (lentes de contato dental e facetas), implantodontia, próteses, endodontia, ortodontia, ortopedia funcional e facial, dentística restauradora, periodontia, odontopediatria e odontogeriatria.

Para maiores esclarecimentos, Eduardo e toda a sua equipe altamente capacitada e atualizada se colocam à disposição, oferecendo soluções odontológicas eficazes e inovadoras. Afinal, na Dentalclin não são vendidos apenas serviços odontológicos, mas, também, qualidade de vida.

 

Anúncios