Saúde e Bem Estar

Procedimentos estéticos contribuem para saúde, bem-estar e autoestima

Estar em dia com a aparência e se preocupar com a imagem pessoal também são sinônimos de saúde e bem-estar. E para isso a estética por criada: para fornecer tratamentos, levar qualidade de vida e ajudar na autoestima das pessoas.
Para esclarecer um pouco sobre a importância desta área, os procedimentos estéticos e suas novidades, conversamos com a dermaticista Luana Gnata Viana, de Itapoá-SC. Há onze anos, ela optou por esta área e, hoje, atua na Itapoá Clínicas Integradas (ICI). Para a doutora, poder agregar beleza à saúde dos pacientes é algo muito prazeroso.

Ana Beatriz Machado Pereira da Costa

Giropop: Qual a importância de um dermaticista?
Dra. Luana: O dermaticista é o especialista em tratamentos de beleza e saúde, responsável por manter a integridade da pele, relacionar produtos e procedimentos que melhorem o seu aspecto, além de proporcionar carinho através do toque. Este profissional deve ter plena consciência da importância que tem para seus pacientes, já que, para muitos, a beleza é sinônimo de bem-estar consigo mesmo.

Giropop: Em sua opinião, quais os desafios desta profissão?
Dra. Luana: Acredito que o principal desafio é trabalhar as noções de “expectativa X realidade” dos pacientes. Diferente do que muitos imaginam, a estética não é milagrosa e não trabalha sozinha. Ela é preventiva, ou seja, retarda o envelhecimento e, quanto antes o paciente iniciar os procedimentos, mais benefícios ele terá. Por isso, costumo dizer que a sinceridade é essencial nessa profissão.

Giropop: A manutenção do procedimento estético em questão também contribui para o resultado?
Dra. Luana: Com certeza, a manutenção deve ser feita em qualquer procedimento estético. Por volta dos 25 anos de idade, nosso organismo inicia o processo de envelhecimento e se encontra em constante transformação. Portanto, devem ser realizadas todas as sessões e o paciente deve estar comprometido a obter resultados cada vez melhores.

Giropop: Quais tratamentos estéticos você oferece em seu consultório?
Dra. Luana: Procuro sempre trazer os melhores e mais novos tratamentos e equipamentos para que os itapoaenses tenham acesso aos procedimentos estéticos com tecnologia de ponta sem sair do município. Hoje, ofereço: limpeza de pele; rádio frequência facial – um tratamento para ptose cutânea e hidratação, que pode ser associado à limpeza de pele; peelings químicos; microagulhamento; estimulação muscular abdominal com corrente Aussie; tratamentos para gordura localizada e celulite – terapias combinadas com rádio frequência Spectra, ultrassom cavitacinal, corrente Aussie e plataforma vibratória; drenagem pré e pós-operatória; drenagem linfática para gestantes; depilação a laser; criolipólise; e a sensacional Power Shape 3ª Geração – a novidade do consultório.

Giropop: Há alguma contraindicação para tais tratamentos?
Dra. Luana: As contraindicações variam de tratamento para tratamento. Mas, sem dúvidas, grávidas não podem realizar estes procedimentos citados, exceto a drenagem e a limpeza de pele com produtos naturais.

Giropop: Quem, normalmente, opta por estes procedimentos estéticos? Há procura pelo público masculino, também?
Dra. Luana: A procura maior é por pacientes com mais de trinta anos de idade, que buscam minimizar os efeitos do tempo, de fatores genéticos ou externos, como o sol, o uso excessivo de álcool ou cigarro. Os procedimentos são direcionados para ambos os sexos, mas a maioria dos pacientes ainda pertence ao sexo feminino. Para todos os casos, se houver comprometimento e responsabilidade, os resultados são muito bons e contribuem diretamente para a autoestima dos pacientes.

Giropop: Quais são as principais tendências e novidades do momento?
Dra. Luana: A criolipólise, procedimento que congela e elimina as gorduras de vez, continua em alta e, quando associada ao Power Shape 3ª Geração, o paciente obtém resultados ainda melhores, trabalhando a gordura localizada, a flacidez cutânea e a celulite em períodos curtos. Já para o rosto, o microagulhamento, chamado de Drug Delivery, é a tendência da vez. Através das micro lesões, ocasionadas pelo sistema de rolamento com micro agulhas, ele oferece maior permeação dos ativos, sejam eles rejuvenescedores, redutores, entre outros.

Giropop: Existem tratamentos específicos para cada estação do ano?
Dra. Luana: Procedimentos invasivos e fototerapia devem ser feitos, preferencialmente, em estações frias, onde a incidência da radiação solar é menor. Já os demais procedimentos podem ser feitos em qualquer estação do ano. Lembrando que, se o paciente quiser obter uma pele mais saudável para o verão, o ideal é que ele inicie os tratamentos no inverno.

Giropop: Infelizmente, algumas pessoas ainda não reconhecem a importância dos procedimentos e cuidados com a pele. Com base no seu conhecimento profissional e nos relatos de seus pacientes, como você reforça a importância desses procedimentos?
Dra. Luana: Os cuidados com a pele são de extrema importância. Não podemos esquecer que ela se trata de um órgão e que, assim como os demais órgãos, também devemos mantê-la saudável. Costumo ouvir de muitos pacientes que os tratamentos estéticos resgataram sua autoestima e amor-próprio, o que é essencial para qualidade de vida, saúde física e mental.

Giropop: O que você diria às pessoas que têm o desejo de realizar algum procedimento estético, mas têm receios?
Dra. Luana: Em meu consultório, trato da beleza com responsabilidade e procuro discernir bem o que é da área dermatológica e o que é de minha alçada. Não há o que temer, pois tais procedimentos não são tão invasivos e podem ser feitos tranquilamente, desde que os pacientes entendam os efeitos de cada um deles e tenham todas as suas dúvidas sanadas.

Giropop: E para as pessoas que desejam ingressar nesta área?
Dra. Luana: É ideal para quem aprecia a estética e quer proporcionar tratamentos de qualidade e com responsabilidade. A faculdade envolve conhecimentos do corpo humano, cosmetologia, noções administrativas, além de muitas aulas práticas. Antes de qualquer coisa, é necessário que o estudante ou profissional tenha gosto pelo que faz.

Giropop: Qual a sua mensagem aos seus pacientes e futuros pacientes?
Dra. Luana: É bom lembrar que os procedimentos estéticos são apenas uma das contribuições para a estética. Além deles, outros fatores influenciam a imagem pessoal e a autoestima, como a prática de exercícios físicos e bons hábitos alimentares. Quando trabalhamos a parte externa, a parte interna melhora, também. Mas, antes de qualquer coisa, é muito importante ter consciência, se observar e se amar mais. Se você está insatisfeita com alguma parte do seu corpo, não precisa se modificar totalmente, mas, apenas melhorar, sem invadir ou agredir quem você realmente é. E lembrar que podemos melhorar sempre, mas que ninguém é perfeito – e é isso que nos torna tão especiais.

Deseja saber mais sobre a profissão de dermaticista ou se consultar com a doutora Luana? Seu consultório é anexo a Itapoá Clínicas Integradas (ICI), na rua Luiz Bosso, número 495. O contato também pode ser feito via WhatsApp (47) 99993-1525 ou telefone fixo 3443-0564.

 

Categorias:Saúde e Bem Estar